Convidada para fazer matéria sobre a situação do atendimento no P.A. de Palmeira, na noite de ontem (11/06), a equipe do portal ISSOLHEINTERESSA teve que enfrentar a fúria de servidores públicos que tentaram intimidar a equipe dizendo ser proibido fotografar ou filmar naquele ambiente e ameaçando chamar a polícia.
Veja o vídeo:
Todos nós sabemos que os problemas enfrentados pela população que busca atendimento médico seja nos postos de saúde ou no pronto atendimento, não são causados pelos funcionários, nem mesmo pelos que se irritaram com a reportagem.
Eles também são vítimas de uma administração municipal que, no período de campanha prometeu uma saúde de primeiro mundo, mas que entrega um sistema totalmente desajustado, precário e ineficiente.
Na pressão que sofrem diante de tantas e tantas pessoas que ali estão demonstrando sofrimento em função de dores e problemas de saúde variados, os servidores fazem “das tripas o coração” para tentar dar conta de atender bem a todos.
Nós, do ISSOLHEINTERESSA compreendemos a situação e somos totalmente solidários a esses servidores. No entanto, jamais deixaremos de atender a população que pede nossa ajuda na luta pelos seus direitos, principalmente quando se trata da saúde dos entes queridos.
Lamentamos o despreparo dos servidores envolvidos no fato relatado acima. Entendemos que se tratou de um momento de intenso estresse em função de uma situação incômoda para eles, mas afirmamos que o interesse deles e de seus familiares também estava sendo defendido naquele momento, por aquele profissional da imprensa, por aquela matéria que ali estava sendo construída.
O fato
Nossa reportagem acompanhava a sessão semanal da Câmara de Vereadores. Ao final, os vereadores Vaguinho (Podemos) e Vane (PSD), comentaram que haviam recebido reiterados pedidos de cidadãos que enfrentavam horas a fio sem atendimento no pronto atendimento, e pediam a visita deles para averiguar a situação.
Os profissionais do portal ISSOLHEINTERESSA foram convidados por aqueles vereadores para acompanhá-los e registrar, em reportagem, a situação.
Chegando lá, com dezenas de pessoas de todas as idades: bebês de colo, crianças, jovens, adultos e idosos aguardavam atendimento. A reportagem ouviu vários relatos.
Um casal, residente no Quero-Quero, ambos com dores pelo corpo todo e com febre, estavam acocorados na calçada. Afirmaram que estavam ali desde as 17 horas, ou seja, cerca de duas horas e meia aguardando atendimento.
Um rapaz, morador no Campestre de Vieiras, também aguardava atendimento desde as 17 horas. Disse ter chegado na mesma hora que o casal. Ele estava com o braço na tipoia, reclamava de fortes dores e afirmou que teria vindo sozinho, dirigindo desde aquela comunidade, em busca de atendimento médico. Também, duas horas e meia de espera.
O pior caso, no entanto, foi de um paciente que relatou estar no P.A. desde as 15 horas. Ele foi um dos que pediu a presença dos vereadores. Foi atendido minutos antes da chegada dos vereadores e da nossa equipe, ou seja, Quase cinco horas de espera.
Parasitário
É triste verificar que tantas e tantas pessoas, humildes, se humilham e se acovardam diante da situação tão precária imposta à população pela administração municipal. Contam seus dramas, revelam suas dores, mas não querem gravar entrevistas com medo de retaliação, de não serem atendidos depois. Perderam a capacidade de lutar por seus direitos. Daí que gritam por socorro de alguns vereadores que, assim como a equipe do ISSOLHEINTERESSA, se dispõem em fazer alguma coisa para tornar pública a situação e cobrar das autoridades competentes, uma solução.
Ainda bem que alguns políticos saem em defesa do povo. É o caso do deputado federal Gilson Marques que, em discurso na Câmara Federal, disse em alto e bom som que a solução dos problemas da sociedade está no povo, e que a causa dos problemas está nos políticos.
Veja o vídeo e reflita sobre a importância de cada um se conscientizar e passar a lutar um pouco mais pela defesa dos seus direitos e os dos demais:
E na Câmara Municipal o tema saúde volta a ser debatido. Veja a matéria clicando aqui